sexta-feira, 16 de julho de 2010

II Festival Virtuosi de Gravatá 200 anos do nascimento de SHUMANN & CHOPIN


De 13 a 18 de julho, a Igreja Matriz de Sant’Ana volta a ser o palco de grandes estrelas da música de concerto com a segunda edição do VIRTUOSI DE GRAVATÁ. Na programação, obras de Schumann e Chopin na celebração dos 200 anos de nascimento dos compositores. Apresentado pela Prefeitura de Gravatá, o festival é produzido pela pianista Ana Lúcia Altino, sob direção artística do Maestro Rafael Garcia, e é aberto ao público. Os concertos acontecem de terça à sexta, às 19h, no sábado, às 11h e 19h, e no domingo às 11h e 17h.

Na ocasião de uma data especial, como a dos 200 anos dos compositores Schumann e Chopin, o festival está trazendo três grandes pianistas para especialmente apresentarem a música desses dois compositores. Em homenagem a Chopin, o festival apresentará três recitais com peças clássicas do compositor à cargo do pianista polonês Janusz Swokron, do pianista filipino Victor Asuncion e da pianista e produtora do festival Ana Lúcia Altino. As principais obras de Chopin como Baladas, Scherzos, Mazurkas, Estudos, Noturnos, Polonaises, entre outras, serão contempladas.

Para celebrar Schumann, o festival preparou um programa de música de câmara com ciclo de canções Amor e Vida de Mulher com soprano Gabriella Pace, além da Sonata para violino e piano com a violinista dinamarquesa Sara Wallevik e o Quarteto para piano e cordas com a participação de Benjamin Sung (violino), Rafael Altino (viola), Kim Bak Dinitzen (violoncelo), e do pianista Janusz Swokron. Entre os destaques da programação, encontra-se a contrabaixista mexicana Valeria Thierry que participa pela primeira vez do VIRTUOSI.

No dia 15 de julho de 2010 fui pela primeira vez ao II Festival Virtuosi Gravatá e tenho a certeza de que foi uma das apresentações mais emocionantes da minha vida e sei que qualquer um que for terá também essa mesma opnião. Neste mesmo dia os seguintes artistas participaram de ROBERT SCHUMAN [1818-1856], AMOR E VIDA DE MULHER: GABRIELLA PACE e VICTOR ASUNCION, em FRAUENLIEBE UND LEBEN OP. 42; SARA WALLEVIK e ANA LÚCIA DE ALTINO em Sonata para violino e piano em lá menor, Op. 105; BENJAMIN SUNG, RAFAEL ALTINO, KIM BAK DINITZEN E JANUSZ SKOWRON em Quarteto para piano e cordas em Mi bemol maior Op. 47. E com exclusividade, tudo indica que em dezembro nossa cidade será privilegiada com uma linda ópera que terá como uma de suas participantes a soprano, GABRIELLA PACE.


II FESTIVAL VIRTUOSI DE GRAVATÁ
13 a 18 de julho
Igreja Matriz de Sant’Ana
Terça a sexta (13 a 16/07): concertos a partir das 19h
Sábado (17/07): concerto às 11h e às 19h.
Domingo (18/07): concerto às 11h e às 17h.
Programação completa: www.virtuosi.com.br

2 comentários:

  1. Há sim com certeza tenho a mesma opinião da escritora. É uma apresentação maravilhosa e não sei se achou o mesmo mas a apresentação do quarteto de cordas foi a melhor da noite não querendo desrespeitar os outros artistas.

    ResponderExcluir
  2. sim com certeza concordo com você anônimo... foi a apresentação que mais me emocionou.

    ResponderExcluir